O texto que se segue foi publicado pelo Diário de Notícias de anteontem.
Segundo o Diário de Notícias, a RTP custou 2,1 mil milhões de euros aos portugueses. Por outras palavras: cada português, além desta verba astronómica, teve que pagar 791 milhões de euros de contribuição áudio-visual, cobrados na facturação da luz. E, como se tal não bastasse, o Estado ainda lhe dá anualmente, 990,2 milhões de euros a título de uma coisa que ninguém sabe o que é: chamam-lhe ‘indemnização compensatória’, por conta do chamado ‘serviço público’ que ninguém sabe definir. Ora, sabemos que a SIC e a TVI não têm estas três úberes tetas como fontes de receita e todos os anos dão lucro pois, se não dessem, teriam de fechar as portas e mudar de ramo. Mesmo assim, apesar de, ainda, fazer concorrência àquelas com a publicidade, a RTP todos os anos apresenta prejuízo de milhões. Segundo o Expresso, o preço a que nos ficou a RTT nestes últimos oito anos, dava para construir três pontes Vasco da Gama. Donde se conclui que: ou tem gente a mais ou gasta à tripa forra, sem olhar a gastos, o dinheiro dos contribuintes, ou aumentou exponencialmente os custos.
Como se explica? Nunca ninguém tentou ou quis explicar esta anomalia escandalosa. Aliás, sabemos que se, por hipótese, a RTP fosse privatizada, começaria logo a dar lucro. E não me digam que a RTP, por este preço, é melhor porque tem melhores programas do que as outras duas, porque não é, todos sabemos.
Um país como o nosso que tem uma televisão tão consumista nunca pode deixar de ser pobre porque ela vive, sobretudo, à custa do dinheiro dos contribuintes que são, na sua maioria, pobres.
. BODAS DE OURO MATRIMONIAI...
. A GUERRA MODERNA POR OUTR...
. UM CONTRASTE CIONTRASTANT...
. AS CINQUENTA MEDIDAS - UM...
. BODAS DE OURO MATRIMONIAI...
. A GUERRA MODERNA POR OUTR...
. UM CONTRASTE CIONTRASTANT...
. AS CINQUENTA MEDIDAS - UM...